quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Estar bem é Estar bem

ESTAR BEM É ESTAR BEM

Para o ser humano ficar bem ele deve estar bem em cinco áreas de seu ser: espiritual, mental, física, social e econômica.

Estar bem espiritualmente é o contato com Deus. O ser humano tem de se apegar a algo, acreditar em alguma coisa que lhe traga esperança. O ser humano deve estreitar a sua relação com Deus, isso é fundamental.
Jesus disse: "aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora" (João 6:37). 

A mente prega muita peça: são dúvidas, fantasias, pensamentos do tipo "não sou ninguém", "tudo vai dar errado"... 
A resposta para isso é: "o justo viverá pela fé" (Gálatas 3:11-b). O temor, a ansiedade e a descrença devem ser lançados fora. Ter na mente pensamentos bons que trazem paz, motivação para continuar em frente e que dê esperanças no dia mal.

A área física é o corpo. Ter saúde é fundamental para entrar no campo de batalha e lutar pelos objetivos almejados.
Então ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos não fazem mal a ninguém, pelo contrário, trará energia para continuar.

No social entra a família, os amigos, a namorada, namorado, a esposa, o esposo...
Tudo começa na família. Quando é bem estruturada, o ser humano se sente gente, é amado e confortado.
Quando vai para rua faz amizades e demonstra o afeto que recebeu de sua família para os amigos. E um pouco mais a frente, encontra alguém com quem começa um relacionamento de respeito e amor, surgindo assim um casamento.

E por fim, e não menos importante, é o estado econômico.
Não precisa ganhar na "Mega", basta ter seu trabalho e com ele conseguir ser independente, planejar a compra de algo que lhe traga conforto e satisfação, planejar a construção de uma casa e conseguir finalizar com sucesso este ou aquele planejamento.





Estruturar esses cinco estados em nosso ser nos faz bem, traz autoconfiança, auto-estima. E não é difícil, é viver o agora, o que passou só serve para a gente ver o que pode ser feito de melhor hoje sem ficar se culpando com o que passou.

Alberto Batista Ramos





Nenhum comentário: