sábado, 17 de outubro de 2015

Quais são os seus medos?


Nesses últimos dias aprendi algo e quero compartilhar aqui com todos.

Agora sou pai.
Um filho muda a rotina dos pais. Na mãe a mudança é maior, mas a vida do pai também é influenciada.

No meu caso, meu filhinho tem três meses e nos primeiros dias ele estava golfando muito. Desde que saiu do hospital ele vem com esse problema.

Minha esposa e eu ficamos preocupados, porque ele mamava, pouco tempo depois, jogava para fora. Tinha uns momentos que era como uma torneira jorrando água.

Um dia ele engasgou. Que aflição! Minha esposa começou a chorar e eu não sabia o que fazer. Mas, graças a Deus, a minha cunhada, que já tem duas filhas, pegou meu filho e sugou o leite pelo nariz dele e resolveu a situação.

O problema agora seria as noites.
E se esse rapazinho se engasgar à noite enquanto estamos dormindo?

Várias vezes, à noite, eu acordei no susto e fui conferir como o bebê estava.

Foi numa dessas acordadas que veio em minha mente: Cara! eu tenho que confiar mais em Deus. Ele está no controle de todas as coisas e foi ele que colocou o meu filho em minhas mãos. Ele tem um propósito para tudo.

Confesso que ainda não apreendi totalmente isso, mas não acordo mais à noite com aquela "neura".
Uma coisa é certa: meu filho não engasgou em nenhum momento à noite. Se engasgou, algum anjo cuidou dele, pois não vimos nenhum problema ou algo anormal com nosso filho.
Ele não ficou abaixo do peso, que era algo que nos preocupava, e está desenvolvendo normalmente.

Isso tudo me fez pensar sobre os medos que assolam nossa alma.
O medo não respeita cor, religião ou classe social.

Na primeira carta do apóstolo João, no capítulo 4 e versículo 18 está escrito: "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que tem medo não é aperfeiçoado no amor."

Como eu disse antes, o medo não respeita ninguém.
Elias, um grande profeta de Deus da antiguidade, depois de vencer os profetas de Baal foi ameaçado por Jezabel, rainha de Israel na época. Com medo, Elias fugiu e orou ao Senhor pedindo a própria morte (1ª Reis 19:3-4). Olha o tamanho do medo de Elias!

Davi, quando fugia de Saul, foi para um outro país. 
A Bíblia diz que Davi teve muito medo do rei daquele país e que para se proteger se fingiu de doido (1ª Samuel 21:13).

E o apóstolo Paulo?
Em sua segunda carta aos coríntios, ele descreve que passou por uma tribulação na Ásia acima das suas forças a ponto de desesperar da própria vida (2ª Coríntios 1:8-9).

Esses foram grandes homens de Deus e mesmo assim tiveram medo.

E nos dias de hoje? Quais são os seus medos?

Mudanças e situações novas na vida trazem medo para muitos de nós.
Quando estamos acostumados com nossas vidas e de repente vem uma mudança, ficamos inseguros e insegurança é medo. O medo do novo. Mas a vida é feita de mudanças.

Olha para você. Desde que você nasceu até aqui, quantas coisas já mudaram? Pois saiba que virão muitas por aí.

E o medo do futuro?
Quem nunca parou para pensar no futuro, não é mesmo?
 Agora, com essas noticias de crises econômicas, países quebrando, violência para tudo quanto é lado deixam as pessoas com mais dúvidas e medo do futuro.

Deixa eu dizer uma coisa a você: no ano de 1929 houve uma crise terrível, a quebra da bolsa de Nova York. Afetou o Brasil também; a 2ª Guerra Mundial devastou a Europa; na década de 70 a crise do petróleo abalou o Brasil e o mundo; a inflação hoje é de 8% a 10%, na década de 80 era mais de 100%; na década de 90 houve a crise dos Tigres Asiáticos  (China, Coreia do Sul e Índia); em 2008 houve a crise da bolha imobiliária, que vem se ramificando até hoje.

Com todas essas crises, ainda sim, você nasceu e está aqui. Vivo.

E a corrupção? Que vergonha para o nosso Brasil, não é?
Mas você acha que nunca houve corrupção no Brasil, só agora?
Agora está mais difícil de esconde.

Não estou aprovando a corrupção, pelo contrário, como cidadãos devemos tirar os corruptos da política.

Juntando todas essas crise com a corrupção, ainda tem aquele anseio, aquela preocupação - e preocupação também é medo - de ser alguém na vida.

Deixa eu dizer mais uma coisa: você já alguém na vida.
E não é alguém qualquer, não!
Você é a imagem e semelhança de Deus. É o que está escrito em Gênesis, capítulo 1, versículos 26 e 27.

Sabe aquelas parábolas de Jesus que dizem sobre o homem negociador de pérolas e sobre o homem que encontra o tesouro no campo?

Eu quando as leio, interpreto a pérola e o tesouro como sendo nós.

Porque sempre que Jesus diz " um homem saiu a semear" e "um homem plantou uma semente", ele está falando de si mesmo, ele é o homem e a semente é a sua Palavra.
Nas parábolas, a palavra campo significa o mundo.

Eu não me coloco no lugar do negociador de pérolas, porque um negociador de pérolas tem condições financeiras, tem riquezas, tem glória, e nessa história toda só Jesus tem glória e riquezas e é ele que deixa tudo no céu e compra a pérola, que somos você e eu, e paga com preço de sangue. Fomos comprados por Cristo.

E assim também é com o campo, o mundo.

Então, você já é alguém na vida. E muito especial.

Em Mateus 5:26 diz: "Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo Vosso Pai Celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves do céu?".

Há muitos outros medos que assolam a alma humana: medo da traição, medo de ser abandonada ou abandonado, medo de ser rejeitado, de perder alguém, medo da velhice, medo de perder o emprego, de não ter o sustento da família etc.

Um bom conselho é o que está em Salmos 37, versículo 5: "Entregue o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará"

Ele fará o que tem que ser feito. Talvez não seja da maneira que a gente espera, mas não tenha medo, porque ao se entregar e confiar, com o tempo você perceberá que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável ( Romanos 12:2) e que ele faz infinitamente mais do que sonhamos, pedimos ou pensamos (Efésios 3:20).

Bom, esses medos que relatei até aqui são do mundo físico. E os medos espirituais?

Tem pessoas que têm medo do diabo.
Na primeira carta do apóstolo Pedro, no capítulo 5 e versículo 8 está escrito: "sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar".

Davi, quando se fingiu de doido para se livrar das mãos do rei do país estrangeiro, conseguiu escapar e escreveu o Salmos 34 agradecendo a Deus. No versículo 7 ele diz: " O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra".

Pedro diz que o diabo está ao derredor, Davi diz que o anjo do Senhor está ao nosso redor.
Agora me diga: Por que ter medo de alguém que está ao derredor, ao invés de confiar em alguém que está ao nosso redor, portanto mais próximo?

O diabo não pode tocar em você.
 Talvez você esteja pensando; mas e as pessoas endemoninhadas?
Bom... quando elas vão para Cristo não permanecem endemoninhadas.

Talvez você também pense em Jó. O diabo fez uns estragos na vida dele.
A pergunta é: você é Jó?

A vida de Jó teve um propósito específico e não significa que nós passaremos pelo que ele passou.

Jesus andava com os discípulos, mas quando ia para um lugar mais reservado, levava só três deles.
O relacionamento de Deus conosco é pessoal. Ele não vai tratar alguém que tem problemas com drogas da mesma maneira que tratará alguém que tem problemas com a mentira.

As estratégias de satanás é lançar setas em nossa mente, ou seja, pensamentos destrutivos, filosofias e crenças que nos afastam de Deus.

Satanás já entrou na luta como adversário derrotado. O livro de Apocalipse já revela o fim dele.
Ele já está com o pé na cova.

Digo mais. A carta do apóstolo Tiago, no capítulo 4, versículo 7 diz assim: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós".

Então, quando o diabo vier para cima de você, levanta a cabeça, estufa o peito e resista e ele fugirá de você.
Em Romanos 8:31 está escrito: "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?".

Lógico que, como diz o ditado, não se deve subestimar o inimigo. Então, vamos seguir o conselho de Jesus que diz para sermos prudentes como a serpente e simples como a pomba.
Vamos evitar de andar sem atenção e vigilância.

Hão também o medo das tribulações e das perseguições descritas na Bíblia.
Jesus disse que passaríamos por aflições no mundo, mas ele também disse para termos bom ânimo, porque ele venceu o mundo.

Ele disse que nos deixaria a sua paz.
E para adquirirmos essa paz é da mesma forma que vencemos o medo: entregando-nos ao Senhor e confiando nele.

O capítulo 24 de Mateus e o livro de Apocalipse nos revelam umas tribulações que já me deram medo tempos atrás.

Confesso que não entendo o livro de Apocalipse. Já orei a Deus para entendê-lo, mas talvez não seja da vontade de Deus que eu o entenda ou talvez só entenderei mais tarde, por isso não falo sobre ele e nem fico especulando o que serão aquelas metáforas.

Só para você ter uma ideia, há três teorias sobre Apocalipse e são de pessoas que estudam a Bíblia a fundo: Uma das teorias diz que a igreja passará por toda a tribulação descrita lá; outra diz que a igreja passará pela metade das tribulações e uma terceira diz que a igreja não passará por nenhuma das tribulações descritas em Apocalipse, pois não estará mais aqui, já terá sido arrebatada.

Eu acredito na terceira teoria.

Não tem como provar qual está certa.
Como eu disse, elas são sustentadas por estudiosos da Bíblia e cada um defende sua opinião com base na Bíblia.

Se não tem como ter certeza de qual é a certa, porque eu vou acreditar na teoria mais dura, que diz que vamos sofrer?
Eu acredito naquela que diz que não estaremos mais aqui quando as tribulações vierem.

Quando eu oro, peço a Deus que ao me tratar, que seja com amor e misericórdia e que eu entenda e aprenda as coisas sem precisar quebrar a cara. Sem precisar sofrer.

Há pessoas que têm medo do inferno, a condenação eterna.
Se você tem esse medo, deixa eu falar umas verdades para você:
A Palavra diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna ( João 3:16).

Jesus disse: "Aquele que crer em mim, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida" (João 5:24).
"Aquele que crer em mim, ainda que morra viverá" (João 11:25).
Jesus diz também: "Todo aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora" (João 6:37).

O apóstolo Paulo diz em sua carta aos romanos: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito"  e "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois e Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós" (Romanos 8:1 e 33-34).

E quanto ao temor do Senhor? O que significa isso?
Será que é para termos medo de Deus?

João disse que o amor lança fora o medo.
E Deus sabe que nós nos afastamos daquilo que temos medo.
Então, será que Deus pede para que tenhamos medo dele e ao mesmo tempo pede para aproximarmos dele?

A frase "Temor do Senhor" aparece umas 25 vezes na Bíblia, a maioria das vezes no livro de Provérbios, que é considerado o livro da sabedoria e é exatamente isso que está escrito nele no capítulo 2, versículos de 1 a 5: "Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouro escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus".

Não tenho uma palavra para expressar o que é o temor do Senhor.
Não é medo, é uma reverência superior, um respeito profundo e absoluto, pois Deus é o ser mais perfeito e santo que existe.  Não tem como nós levantarmos a cabeça ou a voz para falarmos com ele de igual para igual.

Quando entrarmos em sua presença devemos reconhecer o nosso lugar.
Deus está acima de todas as coisas, o patamar mais alto, e nós fazemos parte das coisas.

É por isso que Deus não dá ouvido ao soberbo. O soberbo não reconhece o seu lugar, acha que é o tal, o "bam-bam".

Hoje há mais de 7 bilhões de pessoas no mundo. Aquele que se acha mais especial está vivendo uma mentira. O soberbo vive uma mentira, por isso não é ouvido por Deus.
Somos todos farinha do mesmo saco.

Agora, aquele que, quando entra na presença de Deus reconhece sua condição, Deus o ouve. Deus exalta quem se humilha.

Temos uma caminhada pela frente para nos aperfeiçoar no amor e lançar todo o medo fora.
Temos que ter em mente que "Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação" (2ª Timóteo 1:7).

E que "Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia, portanto não temeremos"(Salmos 46:1-2).

"Quem dá ouvidos ao Senhor habita em segurança, e estará livre do temor do mal" (Provérbios 1:33).

"Quem confia no Senhor anda confiante pelo seu caminho, e o seu pé não tropeça. Quando se deita, não teme, ao contrário, o seu sono é suave ao se deitar" (Provérbios 3:23-24).

Alberto B. Ramos


Nenhum comentário: