quarta-feira, 27 de novembro de 2013

...Como a Si Mesmo

Amor Próprio

"Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt. 22:39)

Muitas vezes ao lermos a frase acima, prestamos mais atenção em "amarás o teu próximo..." e esquecemos de "... como a ti mesmo".

Acredito que amar o próximo seja a solução dos problemas sociais, mas e os problemas interiores de cada um? Amando a si mesmo e ao próximo podemos construir uma sociedade melhor.
Ao amar o próximo estaremos transformando nossa sociedade em algo mais justo. Um habitat humano. Com isso iremos respeitar e tolerar as outras pessoas.

Mas e o amar a ti mesmo? O que de bom pode nos trazer?
Amando a mim mesmo, posso desfazer-me das inquietações que levam-me a buscar a felicidade nas outras pessoas ou nas coisas materiais que levam-me a ficar ansioso e inseguro. Amando, tolerando e respeitando a mim mesmo posso aprender a amar, tolerar e respeitar o próximo.

Na bíblia, na primeira carta de João, no capítulo quatro e versículo vinte está escrito: "Se alguém diz: eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E eu pergunto: se não amar a mim mesmo que conheço os pensamentos, os defeitos, as virtudes, como poderei amar o meu próximo a quem não conheço os intentos do coração, o que se esconde no obscuro do seu ser?

Unindo o amor a si mesmo e o amor ao próximo poderemos desfazer as injustiças e construir uma forma de vida melhor para a sociedade. Amando-nos mutuamente chegaremos num estado harmônico de vida.

Amar o próximo e a si mesmo é um princípio que deve ser aprendido, pois a paz, a felicidade... se reduzem ao amor. Sem amor nada seremos.


Alberto Batista Ramos

Nenhum comentário: